Resultado em 15 minutos! Novo teste para Covid-19 pode facilitar viagens de avião

Um novo teste para covid-19, que mostra um resultado mais preciso em apenas 15 minutos, pode mudar a vida dos viajantes enquanto ainda não existe uma vacina disponível contra o coronavírus. O novo exame oferece vantagens em relação ao PCR e foi aprovado recentemente pelo governo dos Estados Unidos.

O chamado BinaxNOW, da empresa norte-americana Abbot Laboratories, deve ser disponibilizado ainda em setembro, ao valor unitário de apenas 5 dólares. De acordo com a empresa, a precisão do exame é de 97,1% em caso de resultado positivo e 98,5% em caso negativo, índices que se confirmados vão oferecer uma confiabilidade muito maior nos testes.

Um aplicativo sincronizado com o teste também foi desenvolvido pela Abbot Laboratories. Assim, pessoas que testarem negativo poderão receber via aplicativo um “passe digital de saúde”, que poderá ser utilizado em viagens internacionais, por exemplo.

Embora o teste rápido possa ajudar (e muito) nas triagens em aeroportos, a FDA (órgão norte-americano similar à Anvisa no Brasil) informou, no entanto, que em um primeiro momento o teste poderá ser usado em consultórios médicos, salas de emergências e escolas.

Os Estados Unidos já fecharam um acordo com o laboratório garantindo 150 milhões de unidades do novo teste.

De acordo com analistas, a aprovação do teste teve impacto positivo nas ações das companhias aéreas norte-americanas, explicando em parte a alta dos preços.