Rio de Janeiro reabre parques e museus, mas banho de sol segue proibido nas praias

O Rio de Janeiro inicia amanhã, 1º de setembro, mais uma etapa da reabertura das atividades turísticas, com o retorno ao funcionamento de museus, parques, centros culturais, galerias de arte e bibliotecas. Apesar do grande número de pessoas nas praias do Rio de Janeiro no último final de semana, é importante ressaltar que o banho de sol e a permanência na faixa de areia seguem proibidos. Apenas o banho de mar, a prática de atividades esportivas individuais e esportes coletivos (em quadras e de segunda a sexta) estão permitidos nas praias e lagoas da cidade.

A reabertura de parques, museus e outros espaços destinados à cultura seguirá os protocolos básicos de segurança, nomeados pela Prefeitura do Rio de Janeiro de “regras de ouro”. As medidas, obrigatórias em todas as fases de reabertura, prevêem distanciamento social, uso de máscara e disponibilização de álcool gel 70%. Além das medidas básicas, a nova fase prevê que os estabelecimentos só poderão funcionar com um terço da capacidade total de visitantes.

Por hora, não está prevista a reabertura de cinemas, teatros e arenas. Todos esses ambientes seguem fechados para o público.

O Rio de Janeiro já passou pela reabertura de meios de hospedagem, bares, restaurantes e pontos turísticos como o CorcovadoPão de Açúcar e Aqua Rio, entre outros. Todos os espaços seguem abertos com capacidade máxima de 50%, desde que não ultrapasse a regra de 4m² por pessoa. A próxima fase da retomada no Rio de Janeiro deve ocorrer apenas em outubro.

Veja na íntegra o plano de retomada da fase 6A no Rio de Janeiro.

Se você está se organizando para uma viagem à Cidade Maravilhosa, confira nossas dicas do que fazer no Rio de Janeiro, com informações sobre clima, praias, pontos turísticos, transporte, e muito mais. Não deixe de conferir também o nosso Guia do Rio de Janeiro, com todas as informações para você planejar uma super viagem à capital carioca.

Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso! Veja como está a reabertura dos demais destinos nacionais.