Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, já está recebendo turistas!

Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, já está recebendo turistas! A charmosa cidade histórica reabriu para visitantes no início de agosto e desde então busca a retomada gradual das atividades ligadas ao turismo. Paraty vem cumprindo o programa “Paraty Espera por Você”, que orienta a população, os visitantes e todos os envolvidos nos ramos turísticos da cidade sobre os protocolos a serem seguidos no processo de reabertura.

Para a retomada segura do turismo, Paraty preparou uma série de cartilhas e protocolos específicos para cada setor, como bares, restaurantes e quiosquesagências de turismomeios de hospedagemguias de turismo; transportadoras turísticasembarcações; e até operadoras de mergulho. Todos os envolvidos na reabertura devem assinar um termo de responsabilidade. Entre as principais medida adotadas em decreto (prorrogado no último dia 31/08) estão:

  • Limite de 30% da capacidade em escunas e 50% em embarcações menores;
  • Limite de 50 % da capacidade de hóspedes em meios de hospedagem e acampamentos turísticos;
  • Limite de 50% da capacidade de clientes em bares e restaurantes;
  • Funcionamento de restaurantes entre 10h e 22h;
  • Distanciamento social em todos os ambientes, uso obrigatório de máscara e disponibilização álcool gel 70%.

reabertura Paraty

Os turistas que visitam Paraty passam por uma barreira sanitária no acesso à cidade, onde há medição de temperatura e controle de reserva nos meios de hospedagem autorizados a funcionar durante a pandemia do covid-19. Todos os turistas que desejam entrar em Paraty devem preencher um termo de responsabilidade e enviar cópia da identidade e da reserva para a prefeitura antes de chegar à cidade.

Vale dizer que as praias de Paraty, em grande parte, estão abertas para o turismo. As exceções são as praias de Trindade e as praias que estão dentro da Reserva Ecológica da Juatinga do Mamanguá até a praia do Sono, que permanecem fechadas.

 

 

No último dia 31/08 as empresa Costa Verde e Reunidas Paulista voltaram a vender passagem de ônibus interurbano para a cidade, com partidas do Rio de Janeiro. Veja mais sobre como chegar a Paraty.

Paraty é um destino que oferece atrações bem diversificadas, capazes de agradar aos mais exigentes turistas. Relaxe nas praias de Paraty ou nas belas cachoeiras e aproveite para curtir os roteiros culturais e históricos, os esportes de aventura e, claro, uma cena gastronômica invejável. Dificilmente você ficará sem ter o que fazer em Paraty. Acredite, um feriado prolongado será muito pouco para conhecer a região; por isso, reserve ao menos uma semana para curtir um dos mais encantadores e românticos destinos do Rio de Janeiro. Declarada recentemente como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Paraty é ótima pedida para a primeira viagem pós-quarentena.

Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso! Veja como está a reabertura dos destinos nacionais.